Thursday, February 3, 2011

FELIZ ANO DO COELHO!

Às 10h38min do dia 3 de fevereiro de 2011 (horário de Pequim) iniciamos oficialmente o ano do Coelho. Este será um ano de recuperação e de restauração. Como já dizia o velho ditado: depois da tempestade vem a bonança. Depois do longo e tenebroso inverno do Boi de Terra Yin (que marcou em 2009 o fim de um ciclo energético planetário de 12 anos), seguido dos raios, trovões e reviravoltas do imprevisível Tigre de Metal Yang (que trouxe o início de uma nova era energética em 2010), chega a vez da suave e estável energia do Coelho de Metal Yin, iniciando um ano no qual tudo que sobreviveu à tempestade irá florescer e crescer em segurança. Afinal chegamos a um momento de descanso e paz para colhermos os frutos e as flores na doce brisa da primavera.


Na tradição taoísta o símbolo do Coelho ou da Lebre é associado à lua e aos grandes poderes mágicos. Nas escolas alquímicas ele traz o elixir da juventude e é o guardião da pílula da imortalidade. O Coelho está conectado ao trigrama Tui (lago) do I Ching e possui a energia do prazer, da diversão, do amor e do bem estar. Tui rege a direção oeste e representa a filha mais nova do céu e da terra. Em termos práticos essa analogia reforça e favorece neste ano os bons presságios para os romances, enlaces e os compromissos mais sérios de longa duração, sendo por isso um auspicioso período para o casamento.


Especialmente o segundo mês chinês (correspondente ao período de 5 de março a 2 de abril) poderá ser marcante e positivo em relação a novas oportunidades e enlaces afetivos, inclusive trazendo novas tendências para a moda e a estética. Já o fim do ano poderá ser mais agitado, com possíveis impasses e problemas na área da educação e nas relação internacionais. Na política em geral os acordos poderão estar dificultados, gerando possíveis brigas, escândalos ou litígios jurídicos de grande proporção.


“O tao nunca está longe da humanidade. A humanidade é que se afastou do Tao. Hoje em dia as pessoas estão distantes do Tao porque não conhecem o método de cultivar a vida. Quando você não conhece a forma de cultivar a vida , não vai conseguir fazer a coisa certa na hora certa, e se ignora o momento em que as mudanças cíclicas acontecem, não vai conseguir descobrir o funcionamento secreto do céu e da terra.”

Dos Ensinamentos de Chung e Lu

Por Erica Poonam

http://ericapoonam.com.br

No comments:

Post a Comment